quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite
Série: 9º       Turma: “E”      Turno: Noite
Estagiária: Christiane Lucas Santos
Disciplina: História            Duração: 50 min            Data: 13/ 09/ 11

PLANO DE AULA
Conteúdo
Revoltas Sociais
Competências
- Apresentar quem era Antônio Conselheiro.
- Facilitar o entendimento dos importantes líderes das revoltas sociais.
- Descrever como se deu as revoltas sociais.
Habilidades
- Compreender como se deu o contexto das revoltas sociais.
- Entender suas causas que influenciaram a população.
- Verificar a importância das revoltas sociais para época.
Metodologia
- Aulas expositivas.
Recursos
- Imagens de foto do próprio livro didático.
- Quadro branco.
- Pincel para quadro branco.
Avaliação
- Debates.
- Atividades escritas.
Bibliografia
Piletti, Nelson. História e vida integrada. Nelson Piletti, Claudino Piletti; cartografia Maps World, All Maps. – Nova Ed. Reforma e atual. – São Paulo: Ática, 2005.
Bibliografia Complementar
Holanda, Sérgio Buarque de, org. História da civilização brasileira; o Brasil republicano (1889 – 1930). 3. Ed. São Paulo, Difel, 1976. T. III, V. 3.
EXERCÍCIO
1-    O que significa Messianismo ?
Para a religião judaica, é o enviado que trará a libertação e transformará o mundo em um lugar de justiça e felicidade. Esta crença também faz parte do cristianismo.
2-    Quem era Antônio Conselheiro?

Era possuidor de conhecimentos de aritmética, português, geografia, francês e latim, exercia diversas atividades como, pedreiro e construtor de capelas, igrejas e cemitérios, divulgava o Evangelho ao povo humilde da região onde vivia o Arraial do Bom Jesus, na Bahia. Em 1893, fundou o Arraial de Canudos, onde foi líder religioso e político.

3-    Descreva a Guerra do Contestado.
Essa Guerra se deu porque os fazendeiros da região queriam expandir suas propriedades e por isso tomaram as terras dos indígenas e dos posseiros á força. Sem terras para morar os sertanejos do Contestado passaram a seguir o monge José Maria e com ele, ergueram povoados na área de Santa Catarina pretendida pelo Paraná. Os fazendeiros e a imprensa do Paraná passaram a dizer que os sertanejos do Contestado eram monarquistas fanáticos e inimigos da República. Para combatê-los, o governo do Paraná enviou forças militares ao Contestado, durante a luta que se travou, o monge José Maria e o comandante adversário morreram. E em 1916, os governos do Paraná e de Santa Catarina chegaram a um acordo, acertando os limites entre os dois estados.
4-    Quais foram os nomes mais importantes dos líderes do Cangaço?
Antônio Silvino, Virgulino Ferreira (Lampião) e Corisco.
5-    Como se chamava o médico que foi indicado a combater a febre amarela?          O sanitarista Dr. Oswaldo Cruz
RESUMO

Nas aulas anteriores aprendemos sobre as revoltas sociais rurais da Primeira República. Abordamos a grave situação e o panorama que viviam as populações na área rural do Brasil , mais especificamente no sertão nordestino. A Revolta de Canudos e o fenômeno do Cangaço espelham o grito dos excluídos em relação ao descaso do governo republicano, com os mais necessitados que por acaso constituiam a maior parcela da população brasileira na Primeira República.
Apesar das origens apontarem para o problema do acesso a terra Canudos e o Cangaço possuiram objetivos distintos. Canudos está ligado a luta pela a terra enquanto o cangaceiro não tem consciência do seu papel social e não luta pela terra apenas utiliza o cangaço como meio de sobrevivência no sertão nordestino. Como escreveu Euclides da Cunha, na sua obra Os Sertões: "Canudos não se rendeu" e não foi por acidente que a repercussão deste acontecimento, sem precedentes na História do Brasil, nos remete a refletir sobre a questão do imobilismo social do brasileiroMito ou verdade? A percepção que habitualmente possuimos a respeito é a da passivaidade do brasileiro, cidadão passivo que apenas aceita as mudanças como tem sido caracterizado na História do país de que culturalmente o povo segue o ritmo da "evolução preguiçosa" sem optar por mudanças bruscas com rupturas violentas através de luta armada. Como diz Wanderley Guilherme "é o mito da história sem sangue, sustentado e alardeado durante muito tempo pela historigrafia oficial . É a bandeira cínica da cordialidade". Contudo o que dizer dos movimentos socias, sejam de origem rural como Canudos e Contestado ou urbanos como as Revoltas da Vacina e dos Marinheiros, senão a demonstração que a participação popular teve e tem crescimento significativo a ponto de promover a percepção do cidadão como sujeito histórico ativo agindo fora das estruturas políticas formais para reclamar direitos. Acredito ser a História o ambiente propício para  buscar os  elementos que promovam a reflexão efetuando o contraponto entre as "permanências" históricas e a evolução da estrutura política republicana da época da Primeira República até a atualidade.

ihaa.com.br

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